CONCEITO DE BRANDING
O branding consiste em um conjunto de ações estratégicas cujo intuito é construir e consolidar a imagem da marca, tornando-a mais perceptível no mercado. Porém, para isso são necessários uma série de itens na comunicação, como logotipo, anúncios e até o posicionamento ético se torna necessário.
CONCEITO DA MARCA
Antes de iniciarmos o trabalho de branding, é essencial compreendermos o conceito de marca. Todo o repertório visual que está por trás de uma empresa, desde nome, slogan, cores, logo e os valores fundamentados pela empresa. Quanto mais forte e certeiro for tudo isso, maiores são as chances de se transformar na primeira escolha do consumidor.
DEFININDO O PÚBLICO-ALVO
Para a sua gestão de marca ser bem-sucedida é imprescindível, definir um público alvo. A empresa precisa saber com quem dialoga, quais os interesses e as expectativas que o consumidor tem, pois desta forma conseguimos definir a linguagem e as estratégias de comunicação para otimizar o atendimento das demandas específicas de seus clientes.
Diante disso, conhecer as necessidades reais do seu público em potencial é vital para que as ações de branding se tornem muito mais direcionadas, a capacidade de criar identificação aumente consideravelmente e o trabalho de todas as etapas de relacionamento geram credibilidade e fidelização.
POSICIONAMENTO DA EMPRESA NO MERCADO
Como você quer ser percebido pelo público? Qual seu diferencial? O que te faz melhor que os concorrentes? Essas são as principais perguntas que devem ser consideradas na hora de construir o posicionamento da marca. Dessa maneira, o mais indicado é que isso seja explorado na comunicação, nas estratégias de vendas, na imagem que vai ser construída e percebida pelo consumidor. Por isso, o conhecimento do seu negócio é o primeiro passo para o sucesso.
RESULTADOS
Campanhas de branding são realizadas para otimizar métricas nada concretas como números de conversão e de vendas. Seus resultados dizem respeito ao reconhecimento, posicionamento e visibilidade da empresa.
O branding define estratégias para a criação de laços de afeto que possibilitam que o consumidor conheça e se reconheça em uma marca; que tenha sentimentos positivos e valorosos sobre seus produtos, serviços, campanhas publicitárias etc. Mas como medir o intangível?
Neste caso, as avaliações de resultados podem ser realizadas à partir das seguintes métricas:
consciência = percentual de novos visitantes;
consideração = demonstração de intenção de compra;
conversão = efetivação de compra;
fidelização = recorrência na efetivação de compras.
Portanto, é possível concluir que medir campanhas de branding é importante e acessível. O TRABALHO DE GESTÃO DE MARCAS Para tirar as ideias do papel, o mais importante é usar o conhecimento sobre as preferências do público-alvo e os objetivos da empresa no mercado para encontrar o meio de comunicação que traga melhores resultados.
Então, agora falta entender como definir os objetivos da marca, certo? Como toda boa prática, inicie traçando um plano objetivo que tenha começo, meio e fim, juntamente com um processo sistemático de avaliação que qualifique com exatidão os resultados positivos e negativos. Isto permitirá correções durante o andamento dos processos e evitará a perda de tempo e dinheiro.
Veja, a seguir, alguns conceitos básicos para a estruturação do trabalho.
Cognição: Descubra soluções racionais, viáveis e interessantes para que atendam as demandas do seu público no momento certo.
Emoção: Encante seus clientes, emocione… priorizando esse gatilho você vai conseguir alcançar resultados cada vez melhores.
Linguagem: Converse com seu público de uma forma coerente com a missão, visão e valores definidos.
Ação: desenvolva ações garantindo que as mensagens cheguem sem ruídos.
CONSISTÊNCIA
A consistência de uma marca deve estar incorporada em seu DNA para aumentar a credibilidade. Manter a mesma imagem em todas as ações vai nortear as decisões de compra e otimizar a divulgação pelo famoso boca a boca.
FLEXIBILIDADE
Por mais que o seu segmento de atuação da sua empresa seja voltado para serviços burocráticos, difundir uma imagem rígida pode gerar uma percepção de que o negócio gira apenas em torno de números. Dessa maneira, o equilíbrio entre a rigidez e a flexibilidade deve estar presente nas ações de branding. Em alguns casos dessa natureza, uma boa dica é criar estratégias como testes para identificar o que funciona e o caminho certo a seguir. Lembre-se que quando se trata de marketing, não existe nada cravado em pedra que não pode ser alterado.
LEALDADE
Toda empresa deseja ter consumidores fiéis que sejam engajados com o serviço ou o produto oferecido. Mas para que isto seja possível é essencial manter a coerência e a lealdade para gerar confiança. Mesmo que muitas vezes não seja fácil, através do branding é possível transformar seus seguidores em consumidores que interagem com frequência e, sucessivamente, em fãs que aguardam ansiosos pelos lançamentos.
MATERIAIS DE APOIO
Use a identidade visual e os valores da sua empresa em diversos materiais como folders, cartões de visita, assinaturas de e-mails, adesivos e materiais de papelaria. Não cometa o erro de deixar tudo no universo online e se esquecer do dia a dia com networking. Defina uma programação de ações que associe seu negócio à qualidade, e aproveite datas comemorativas — aniversário da empresa, dia das mães e final de ano — para ganhar um lugar na memória do consumidor.
E aí, como está o branding da sua empresa? Bora fortalecer? Entre em contato com a Starten Comunicação agora mesmo e evolua 🚀
Por João Vitor Souza
Social Media – Starten Comunicação