A maioria das decisões que tomamos normalmente não são lógicas, a maioria por sua vez são todas influenciadas por um gatilho no marketing. Mas você sabe o que são gatilhos e o que são eles?
Os gatilhos mentais são decisões que tomamos de forma inconsciente, seria como se nosso cérebro realizasse escolhas de forma automatizada. Essas decisões acabam passando despercebidas em nosso dia-dia, mas estão presentes em todo momento. Desde quando acordamos e decidimos se vamos ou não ignorar o despertador, o que comer no café da manhã, qual roupa vestir… essas pequenas decisões são os gatilhos mentais.
Mas onde se conecta Marketing Digital e Gatilho Mental?
No marketing precisamos entender o comportamento das pessoas, levando a compreender o processo de decisão, o gatilho mental é usado para abordagens mais efetivas. Os gatilhos mentais além de lhe possibilitar entender melhor o cliente no mundo digital, ele proporciona que a pessoa fique instigada e realize as compras.
Exemplos de gatilhos mentais no marketing digital?
Escassez e Urgência: O gatilho de escassez é um dos mais usados no marketing digital para o fim de vendas on-line, ele sempre está ligado ao nosso instinto humano de sobrevivência, paralelo a ele vem o gatilho de urgência, onde logo surge a sensação de “está acabando, preciso comprar!”.
Amor e Conexão: Sendo sensações básicas e que todos nós estamos sentindo, esse gatilho traz a construção afetiva, demanda um tempo a mais e não pode ser construído de uma hora para outra. Os gatilhos amor e conexão conectam os valores de marca e consumidor. Fazendo que na hora que aconteça as vendas o coração do cliente bata mais forte.
Curiosidade: Esse sem sombra de dúvidas acaba sendo um dos gatilhos mais motivadores, a curiosidade nasce de um vazio, se não fosse por ela muitas coisas não existiriam hoje, quando dizemos aos nossos cliente “descubra”, automaticamente surge essa vontade de experimentar e assim acontece a venda.
Prova Social: É um gatilho que trabalha com as expectativas, no marketing digital o gatilho de prova de social é aplicado sobre a importância que damos ao que o outro diz.
Diz aí, você utiliza os gatilhos mentais em sua comunicação?